terça-feira, 14 de setembro de 2010

Podres Poderes

Estou com o estômago embrulhado. Há pouco recebi a informação de que encerra hoje, 13 de setembro de 2010, o prazo de inscrições para concurso público em Rio Grande. Veiculei a notícia na rádio, pois é informação de utilidade pública e, de certa forma, fiquei feliz por cumprir meu papel social neste veículo. Após o término do programa fui verificar “mais de pertinho” os detalhes deste concurso e vejam minha surpresa. Me deparei com remuneração menor que um salário mínimo. Para ensino médio R$ 466,80 e, vejam bem, para os interessados que tenham ensino fundamental R$ 378,02. Após ler estas informações constantes no edital, fiquei um tanto desnorteada. (Ah, esqueci de comentar aqui que alguns cargos têm de desempenhar suas funções à noite, sábados domingos e feriados!) Não acredito que o executivo municipal realmente acredite que com essa miséria se sustenta alguma família. E isso é salário digno para alguém? De que forma se sonha com uma vida digna de trabalho com essas “remunerações”? Isso até me parece auxílio alimentação ou transporte. Porque é isso (e às vezes mais que isso) que se gasta para transporte ou alimentação de uma família!
Me acalmei um pouco e resolvi ligar para a Secretária Municipal de Administração, responsável pelo concurso, para verificar se eu não estava enganada. Mas a informação que obtive foi a seguinte: Esta é a remuneração! E com gratificações, horas extras e alguns benefícios o salário aumenta um pouco...
Um pouco? E a família do cidadão come, vai ao médico, compra remédio, paga aluguel, roupa.... com esse pouco?
Fiz ainda a pergunta: E pode ser pago menos de um salário mínimo?
A resposta foi: pode!
Mas não deveria poder. É imoral! Se é salário MÍNIMO nacional, não deveria ser permitido, nem sequer cogitado pagar menos que isso.
Estou indignada e envergonhada por ter veiculado esta informação descabida. Pois sabendo destes “detalhes” do concurso, jamais indicaria para nenhum cidadão como opção de emprego, sabendo que ele não poderá sustentar-se com essa miséria, tampouco a sua família. Que absurdo... Aguardo ansiosamente pela homologação das inscrições.

“...Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...”
Caetano Veloso – Podres Poderes

Andréa J.A. Santorum
Radialista

2 comentários:

  1. Fala serio?!?! O____o só isso de salario?! eu ganho mais fazendo estágio! rsrsrssr

    ResponderExcluir
  2. Pior Rafa.... e as pessoas, ao que me parece, acham normal!!!!

    Que tristeza....

    ResponderExcluir